Uma boa previsão da realidade através de simulação depende, necessariamente, da elaboração de um modelo correto e confiável. Por meio de um procedimento metódico, foi possível viabilizar, técnica e economicamente, a fabricação de um componente pelo processo de forjamento. Vale ressaltar que a prática da simulação em empresas de forjamento necessita de um software de excelência e, principalmente, de embasamento teórico consistente por parte dos engenheiros operadores do software.
O Forjamento em Matriz Aberta é o método mais apropriado para componentes de grande porte com geometria de revolução e quando há o propósito de provocar o seu alongamento. Para estimar o valor da força de forjamento, existem algumas formas como aplicação de modelos matemáticos, utilização de simulação numérica pelo método dos elementos finitos ou realização de experimentos físicos.
Forjamento é um processo de conformação mecânica que permite a alteração da geometria de um material metálico por meio de deformação plástica, alterando sua estrutura metalúrgica de forma que sejam modificadas suas propriedades mecânicas com aplicação de tensões compressivas, mantendo constantes sua massa e volume.
Sob certas circunstâncias, o aquecimento híbrido usando fornos a gás e de indução pode ser desejável e rentável. A questão de se usar indução seguida por aquecimento a gás ou aquecimento a gás seguido por indução é aqui considerada.
A temperatura afeta muito a formabilidade dos metais para obter formas desejáveis. Há muitas maneiras de aquecer materiais metálicos, incluindo o uso de fornos a indução, a gás, aquecedores infravermelhos, elétricos e outros.
Alumineto de titânio gama forjado (γ-TiAl) é considerado o material do amanhã para pás de rotor em motores a jato. Este material de baixa densidade pesa aproximadamente metade das ligas à base de níquel, o material convencional atual para as pás do rotor. Com sua nova prensa isotérmica de forjamento e um processo de fabricação inovador da Siempelkamp, a Leistritz Turbinentechnik (Alemanha) é capaz de produzir pás de rotor para uma nova geração de motores a jato.
Para conseguir economias de combustível significativas em viagens aéreas, as aeronaves do futuro estão sendo projetadas cada vez mais leves.
Creio ser de conhecimento geral que também realizamos eventos, como seminários em locações externas (em geral em universidades ou em empresas) e cursos internos.
Visitando diversas empresas pelo Brasil para conversar sobre simulação de processos de manufatura, frequentemente nos deparamos com declarações que demonstram a descrença dos engenheiros/responsáveis pelo processo em relação à eficiência e assertividade da simulação.
Uma vez mostrado que um grafite bem selecionado e bem aplicado possibilita os melhores resultados em termos de vida de matriz, preenchimento da gravura, redução de força de forjamento, qualidade do forjado e redução de sucata ficam, no entanto, aspectos negativos que são derivados da cor escura e da condutividade do grafite.
Autilização da simulação computacional pode ser um recurso de grande auxílio no desenvolvimento e aprimoramento de um processo de fabricação. Como frisado anteriormente nesta coluna, a possibilidade de se simular alterações de projeto garante uma redução na quantidade de “tryouts” necessários e, dessa forma, a etapa de otimização da produção pode ser realizada de forma mais rápida e menos custosa.